Sobre o Instituto Alicerce

nós acreditamos que a educação é a causa mais urgente do brasil.

Missão

O Instituto Alicerce está comprometido em fornecer educação de qualidade e oportunidades de desenvolvimento pessoal que capacitam indivíduos a alcançarem seus sonhos e a construírem um futuro melhor. Nossa missão é inspirar, educar e transformar vidas.

visão

Visualizamos um mundo onde cada indivíduo, independentemente de suas circunstâncias, possa trilhar o caminho do sucesso por meio do aprendizado. O Instituto Alicerce se empenha em ser um guia para essa jornada, capacitando pessoas de todas as idades a alcançarem seu pleno potencial.

valores

Aprendizagem para Todos: Acreditamos que todos podem aprender, independentemente de suas origens ou habilidades, e estamos comprometidos em proporcionar oportunidades educacionais inclusivas.

Motivação e Inspiração: Reconhecemos que a motivação e a inspiração desempenham um papel fundamental na aprendizagem, especialmente para os jovens. Portanto, promovemos um ambiente que estimula a paixão pelo aprendizado.

Respeito e Empatia: Valorizamos o respeito, a empatia e o acolhimento à diversidade como princípios fundamentais em nossa abordagem educacional, criando um ambiente inclusivo para todos.

 

Personalização do Ensino: Acreditamos na personalização do ensino para atender às necessidades individuais, permitindo que cada aluno atinja seu máximo potencial.

Desenvolvimento Socioemocional: Reconhecemos a importância das habilidades socioemocionais no desenvolvimento completo de cada pessoa, e as integramos em nossa abordagem educacional.

Construção do Conhecimento Coletivo: Promovemos a colaboração e a construção do conhecimento coletivo, incentivando a troca de ideias e experiências entre os alunos.

Protagonismo Individual: Incentivamos o protagonismo do indivíduo, capacitando os alunos a serem líderes em sua própria jornada educacional e a tomarem iniciativas em sua aprendizagem.

 

nosso time

Resultados incríveis acontecem quando pessoas determinadas se juntam.  Aqui, no Instituto Alicerce, seguimos trabalhando por mais resultados incríveis. O time conta com profissionais competentes, apaixonados pela causa e que não medem esforços para impactar vidas de crianças e jovens por todo Brasil.

metodolodia

A Metodologia ALICERCE traz uma abordagem pedagógica inovadora e disruptiva, buscando dar oportunidade para que todos se desenvolvam de maneira integral. Para alcançar esse objetivo, personalizamos o processo de ensino-aprendizagem, e adotamos uma metodologia sustentada em três grandes pilares (trilhas de conhecimento, habilidades para a vida e descoberta) que visam a constante evolução e a construção de um PROJETO DE VIDA do aluno.

Pilar das Trilhas de Conhecimento
Pilar das Trilhas de Conhecimento
Leia mais
Desenvolvemos as trilhas de Língua Portuguesa (leitura, escrita), matemática e inglês alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2019), visando a recuperação das lacunas de aprendizagem e o fortalecimento da base escolar.
Pilar da Espiral de Habilidades para a vida
Pilar da Espiral de Habilidades para a vida
Leia mais
Esse pilar tem cinco frentes para desenvolvimento das habilidades pensar, para sentir, para o autoconhecimento, para contribuir e retribuir, e para autossuperação. Com cinco frentes, visamos o desenvolvimento das habilidades de pensar, sentir, contribuir e retribuir, autoconhecimento e autossuperação.
Pilar da Descoberta
Pilar da Descoberta
Leia mais
Esse pilar busca ampliar o repertório cultural dos alunos, e envolve o desenvolvimento de projetos nas áreas de Ciências naturais, Ciências humanas, Arte e cultura, Saúde, esporte e bem-estar, Cidadania e direito, Sustentabilidade, Tecnologia, Astronomia e astronáutica e Empreendedorismo.
Projeto de Vida
Projeto de Vida
Leia mais
A integração dos três pilares do Alicerce culmina na construção de um projeto de vida para cada aluno. Esse projeto respeitará a idade e fase de desenvolvimento, e prioritariamente busca expandir o engajamento com o propósito de aprender a vida toda, e com a construção de metas pessoais, profissionais e financeiras. Resultado da nossa metodologia, o projeto de vida respeitará a idade e fase de desenvolvimento de cada aluno,e tem como objetivo a construção de metas pessoais, profissionais e financeiras.
A jornada do Aluno
A jornada do Aluno
Leia mais
A jornada do aluno no ALICERCE está estruturada em ciclos de aprendizagem com duração de dois meses chamados de sprints pedagógicas. A cada nova sprint, as lideranças pedagógicas realizam uma análise da evolução do aluno e estabelecem novos objetivos e estratégias de aprendizagem. As sprints pedagógicas são ciclos de aprendizagem com duração de dois meses. A cada nova sprint, as lideranças pedagógicas realizam uma análise da evolução do aluno e estabelecem novos objetivos.
Avaliação digital diagnóstica adaptativa – MAPA
Avaliação digital diagnóstica adaptativa – MAPA
Leia mais
Nossa avaliação diagnóstica digital adaptativa, que chamamos de MAPA - Momento de Avaliação para a Aprendizagem, identifica as necessidades de instrução, o que resulta em um plano de ensino personalizado.
Checagens quinzenais
Checagens quinzenais
Leia mais
A cada quinzena, checamos o caminho personalizado que estamos propondo para cada aluno. Permitindo assim, que os líderes pedagógicos tomem decisões com mais evidência e sem ter que esperar o término do ciclo de oito semanas.
Banco de atividades
Banco de atividades
Leia mais
No Alicerce, os líderes têm autonomia para criar as atividades que querem oferecer aos seus alunos e contam com um aplicativo com mais de 8 mil segmentados por desenvolvimento e idade dos alunos, essas atividades passaram por triagem e foram testadas em linha com a Metodologia Alicerce.
Formação dos líderes, nossos instrutores
Formação dos líderes, nossos instrutores
Leia mais
Os professores do Alicerce recebem formação inicial e continuada, através de uma equipe de educadores e especialistas em nossa metodologia, para poderem atuar como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem.
Monitoramento da qualidade dos planejamentos e das aulas
Monitoramento da qualidade dos planejamentos e das aulas
Leia mais
Um núcleo de qualidade acompanha o planejamento das aulas, e assim avalia se está de acordo com as necessidades instrucionais de cada aluno identificadas no diagnóstico.
Anterior
Próximo